Gestão de escritório de advocacia: 5 erros que você deve evitar
Realizar uma boa gestão de escritório de advocacia é uma tarefa desafiadora, na qual os profissionais podem cometer uma série de erros.
Afinal, essa é uma atividade na qual estão envolvidos não somente os conhecimentos da área do Direito, mas também aspectos relacionados à gestão financeira ou mesmo à gestão de pessoas.
Nesse sentido, para prosperar nessa tarefa e obter bons resultados, vale a pena conhecer algumas dicas do que deve ser feito e também daquilo que deve ser evitado.
Neste conteúdo, falamos sobre 5 erros comuns na gestão de escritório de advocacia que você deve evitar para se destacar nesse mercado. Confira!
5 erros mais comuns na gestão de escritório de advocacia
Frente às dificuldades de gerir um escritório de advocacia, é comum que os profissionais acabem cometendo alguns erros, que podem prejudicar os resultados obtidos. Conheça os principais:
Atividades repetitivas
Um dos principais erros cometidos na gestão de escritório de advocacia está ligado à dificuldade de priorizar as atividades certas na rotina dos profissionais.
Tarefas como o preenchimento de planilhas, fazer relatórios ou redigir peças jurídicas recorrentes podem acabar prejudicando a produtividade, já que são ações repetitivas e que consomem muito tempo de trabalho.
Nesse sentido, vale a pena pensar em soluções que ajudem a realizar essas atividades de forma mais rápida e automatizada, para que os profissionais possam direcionar seus esforços a tarefas mais complexas.
Modelo de negócio indefinido
Outro erro comum é não adotar um modelo de negócio bem definido, o que pode fazer com que os processos se tornem mal estruturados.
A estrutura de qualquer empreendimento depende da ação conjunta de diversos profissionais, para que as tarefas relacionadas à gestão financeira e ao atendimento ao cliente, por exemplo, possam ser executadas corretamente.
Assim, quando não há um modelo bem definido, com cargos bem delimitados, alguns procedimentos podem ser deixados de lado ou mesmo recair sobre os advogados, dificultando a rotina de trabalho do escritório.
Gestão financeira ineficaz
Também é importante ter em mente que a gestão financeira do escritório não deve ser negligenciada.
Não delimitar os custos fixos do seu negócio, a margem de lucro de cada negociação e a porcentagem dos honorários destinada a cobrir despesas com clientes e custas processuais pode acabar trazendo prejuízos.
Por isso, esse é um aspecto ao qual é preciso estar atento, realizando um acompanhamento cuidadoso.
Leia também: Estratégias para negociar honorários advocatícios de forma eficiente.
Comunicação falha
Outro erro comum na gestão de escritório de advocacia é a ausência de uma comunicação clara e constante entre os profissionais.
Esse é um elemento crucial para que a atuação de todos se mantenha alinhada e os processos andem com tranquilidade, de maneira produtiva.
Nesse sentido, é preciso buscar estratégias que auxiliem na manutenção de uma comunicação efetiva.
Relacionamento fraco com o cliente
Por fim, vale lembrar que, como em qualquer negócio, o relacionamento com o cliente é um dos pilares da atuação de um escritório de advocacia.
Essa relação pode ser prejudicada por diferentes motivos, desde uma comunicação falha ao dialogar com o cliente até uma má organização dos processos, tornando os seus serviços pouco satisfatórios.
Assim, é sempre importante considerar os impactos da gestão de escritório de advocacia sobre a relação com a sua clientela.
Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e conheça também algumas boas práticas para marcar presença nas redes sociais de forma ética!
(Imagens: divulgação)