Como a metodologia 5W2H ajuda a otimizar a gestão no escritório?

A metodologia 5W2H já era bastante comum em diversas empresas, mas agora também chega aos escritórios de advocacia.

Na rotina de um estabelecimento dessa natureza, é preciso administrar diversas atividades e manter o controle de um grande número de processos, o que pode trazer desafios.

Assim, vale a pena contar com um método de planejamento e  organização capaz de auxiliar nessas tarefas, promovendo um controle mais preciso das atividades do escritório.

É por isso que preparamos este conteúdo sobre a metodologia 5W2H e todos os benefícios que ela pode trazer à sua rotina, além de algumas dicas de como aplicá-la no dia a dia. Acompanhe!

O que é a metodologia 5W2H?

Com técnicas simples, mas muito eficazes, a metodologia 5W2H consiste em uma ferramenta de gerenciamento para empresas e escritórios.

Sua aplicação é baseada em sete perguntas, que ajudam a estruturar melhor qualquer ação desenvolvida pelos profissionais:

  • What (O quê): qual ação será realizada?
  • Why (Por quê): qual é a sua finalidade?
  • Where (Onde): em que local se dará a sua execução?
  • When (Quando): quais prazos devem ser considerados?
  • Who (Quem): quem são os responsáveis por realizar essa ação?
  • How (Como): quais procedimentos serão adotados para colocá-la em prática?
  • How Much (Quanto): qual o orçamentoaplicado a essa ação?

A ideia, portanto, é utilizar esses sete pontos como um guia para estruturas ações mais estratégicas e bem planejadas, mantendo um controle preciso dos processos do escritório.

Por que aplicá-la nos escritórios de advocacia?

Mas, afinal, por que vale a pena colocar a metodologia 5W2H em prática em um escritório de advocacia?

Para responder a essa pergunta, é importante relembrar a importância de uma boa gestão em qualquer estabelecimento.

É muito provável que o seu escritório tenha objetivos e metas a serem cumpridos, de modo  a avançar no mercado e obter resultados cada vez melhores, certo?

Para cumpri-los, é preciso contar com um planejamento de ações bem estruturado e um bom controle das atividades.

Assim, ao adotar essa metodologia, você passa a contar com um melhor gerenciamento de casos e dos seus prazos, otimização de recursos e de tempo, aperfeiçoamento na gestão de clientes e com a redução de erros e de retrabalho.

Além disso, vale lembrar que essa é uma metodologia muito eficiente, mas também muito simples, o que garante praticidade à gestão do seu escritório.

Como aplicar a metodologia 5W2H?

Para aplicar esse método com sucesso, é importante seguir alguns passos básicos.

Tudo começa com a identificação dos objetivos do escritório e com a definição de metas. A partir daí, é possível determinar quais problemas e atividades devem ser priorizados na rotina de trabalho.

Ao estruturar cada uma das suas ações, seguindo os sete pontos que mencionamos (o que, por quê, quando, onde, quem, como e quanto), é preciso ser bastante específico e responder cada uma das questões de forma detalhada.

Assim, tanto a gestão do escritório quanto os próprios profissionais estarão a par das tarefas a serem executadas.

Por fim, lembre-se de que a tecnologia pode ser uma grande aliada na sua rotina. Contar com ferramentas online, por exemplo, ajuda a manter toda a equipe informada e envolvida na estruturação dessas ações.

Quer saber mais sobre como ter uma carreira de sucesso no Direito? Continue por aqui e conheça os benefícios do networking na advocacia!

(Imagens: divulgação)