O advogado home office é o profissional que atua da sua residência, por isso não existe um escritório para receber os clientes. Essa é uma situação que diminui significativamente os custos, mas exige muita atenção e disciplina.
A tecnologia, em especial as facilidades que a internet oferece, possibilita que muitas profissões possam ser exercidas sem a necessidade de um contato presencial.
Esse é o caso de muitos advogados, onde, de acordo com a publicação “PerfilADV – 1º Estudo sobre o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira”, 43% deles trabalham remotamente.
Os recursos para isso estão disponíveis, quando se pode contar com:
- videoconferências,
- troca de documentos eletrônicos,
- digitalização de processos,
- assinaturas digitais,
- softwares jurídicos, etc.
Hoje, apresentaremos detalhes a respeito do advogado home office, um profissional que vem se adaptando rapidamente a uma nova realidade. Continue a leitura e confira!
Vale a pena ser um advogado home office?
Respondendo ao questionamento: sim, vale a pena ser um advogado home office.
E para confirmar essa informação, relembramos o estudo realizado e apresentado anteriormente, demonstrando que no Brasil quase metade dos advogados atua dessa forma.
O judiciário já vinha caminhando gradativamente para a digitalização em função dos avanços tecnológicos, porém, a pandemia do coronavírus acabou acelerando esse processo.
Atualmente, os profissionais da área conseguem desenvolver as suas atividades a partir de um computador, uma vez que o peticionamento é totalmente online, integrando-se com outras tecnologias que também contribuem para essa situação, tais como:
- audiências remotas,
- atendimento ao cliente pela internet,
- assinatura de contratos,
- recebimento de honorários, etc.
Todas essas possibilidades facilitam as operações, diminuem custos e viabilizam as tarefas do advogado home office.
Principais desafios do trabalho remoto e como superá-los
O advogado home office possui mais liberdade, não enfrenta o trânsito e as dificuldades para chegar ao seu posto de trabalho e consegue exercer todas as funções que a profissão exige.
No entanto, existem alguns desafios que precisam ser vencidos para que se consiga bons resultados no trabalho remoto.
O primeiro deles é estruturar em casa um ambiente que possa servir como base para as tarefas, ou seja, é necessário um local adequado que ofereça:
- tranquilidade,
- silêncio,
- conforto.
Também será necessária uma estrutura envolvendo equipamentos e ferramentas que possibilitem o acesso através da internet, além de uma capacitação para que o usuário saiba utilizar esses recursos.
Nesse caso, é fundamental uma boa conexão e segurança digital, visando a proteção dos dados dos clientes e processos.
Para isso, um escritório que trabalha com uma equipe de advogados de forma remota precisa providenciar:
Gerenciamento de tempo e desempenho
Além da estrutura já mencionada, é preciso estabelecer regras que permitam uma gestão adequada de tempo e desempenho.
O estabelecimento de horários e compromissos é uma condição inadiável para que se possa obter sucesso nos trabalhos, portanto, será preciso que cada profissional:
- estabeleça normas para evitar interrupções,
- trabalhe de forma organizada e com objetivos definidos,
- adquira hábitos saudáveis,
- faça pausas para descansar a mente e alongar o corpo.
Como vimos, o espaço de trabalho é imprescindível, portanto, é fundamental uma estrutura que possibilite conforto e qualidade para o desenvolvimento das tarefas.
Caso essas condições não estejam disponíveis em sua casa, experimente um coworking, ou seja, um espaço disponível para que profissionais possam desenvolver suas tarefas com qualidade.
Gerenciamento da equipe de advogados
Outro ponto importante na adoção do modelo advogado home office está no gerenciamento dessa equipe.
O escritório poderá fazer a gestão da equipe também a distância, mas precisa ter em mãos o controle das tarefas a serem desenvolvidas.
Isso não significa retirar a autonomia dos profissionais, porém, é fundamental o acompanhamento de cada passo, possibilitando o alinhamento e a execução dos serviços, garantindo uma gestão eficiente.
Outro ponto a ser destacado diz respeito à promoção de encontros online, onde todos os profissionais podem trocar informações e experiências.
Para isso, existem ferramentas de videoconferência que possibilitam excelentes resultados. Desse modo, mesmo a distância, é possível promover a integração e o engajamento de todos os envolvidos.
Diante dessa possibilidade, vale a pena você conferir também nosso post que apresenta a importância da gestão de tempo na advocacia! Acesse e confira.
(Imagens: divulgação)