São muitas as áreas do Direito, exigindo cada vez mais especialistas e profissionais que conheçam não apenas as leis, mas detalhes do segmento nas quais estão dispostos a atuar.
No final de 2023, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou um estudo onde dados interessantes foram observados, tais como:
- o Brasil possuía nesse período 1,37 milhão de advogados inscritos na Ordem,
- 52% com menos de 10 anos de carreira,
- 42,66% trabalham em casa no regime home office,
- 51,43% são mulheres,
- 64,5% são da cor branca,
- 57,7% com idade entre 24 e 44 anos.
Dentre os ramos do Direito em que atuam, o Civil apresentou 25,94%, o da Família e Sucessão tem 11,7%, o Trabalhista com 11,51% e o Previdenciário possuía 10,96% dos advogados.
Com as mudanças que vêm ocorrendo em todo o mundo, tanto comportamentalmente como também em termos de tecnologias, outras áreas do Direito ganham projeção.
Neste post, apresentaremos 4 delas que valem a pena você conhecer. Continue a leitura e saiba detalhes a esse respeito!
Áreas do Direito que são tendências e vale a pena investir
Existem áreas do Direito que não param de crescer e são tendências que prometem grandes oportunidades por um longo período, portanto, vale uma análise sobre cada uma delas e, quem sabe, alguma possa merecer a sua atenção e o seu investimento:
Direito Digital e Proteção de Dados
Como não poderia ser diferente, a tecnologia oportuniza muito trabalho no Direito, uma vez que leis continuam sendo criadas para a regularização dos meios digitais, bem como no que diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Muitos assuntos, inovações, ferramentas e tecnologias chegam ao mercado, gerando discussões e ganhando espaço entre os advogados, especialmente relacionado a:
- governança da Internet,
- manipulação de dados,
- privacidade e segurança cibernética,
- crimes eletrônicos, etc.
Como se observa, é uma área que avança rapidamente em todo o mundo e que precisa do apoio jurídico visando a interpretação das leis e a assessoria para que todos os processos e projetos envolvendo a tecnologia ocorram da maneira adequada e dentro da legalidade.
Direito Ambiental
Outra área que ganha notoriedade em todo o mundo e, especialmente no Brasil, é o Direito Ambiental.
Trata-se de um ramo jurídico voltado à proteção do meio ambiente, preservação das espécies e qualidade de vida.
Para se ter ideia do quanto esse tema avançou no país, a legislação é bastante variável, tratando de muitos assuntos diretamente ligados à sustentabilidade, tais como:
- Política Nacional do Meio Ambiente,
- Lei da Ação Civil Pública,
- Lei de Crimes Ambientais,
- Código Florestal,
- Lei dos Recursos Hídricos,
- Política Nacional de Resíduos Sólidos,
- Estatuto da Terra,
- Política Agrícola,
- Lei do Agro.
Direito da Saúde
O Direito da Saúde se tornou um assunto obrigatório no ano de 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No Brasil, um passo decisivo com relação a esse assunto foi dado em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Constituição Federal.
A partir daí fica estabelecido, através do Artigo 196, que:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.”
Trata-se, portanto, de uma das áreas do Direito que envolve toda a população, tratando de questões sanitárias e de responsabilidades médicas.
Direito da Tecnologia e Inovação
Por fim, outra área que também apresenta grandes oportunidades é a de tecnologia e inovação, ou seja, não só as soluções envolvendo a informatização de processos, mas também o uso desses recursos na automação de equipamentos e máquinas.
Como exemplo, leis precisam ser criadas para a regulamentação do uso da inteligência artificial e blockchain, duas tecnologias que estão trazendo profundas mudanças em todo o planeta.
Como se observa, são muitas as oportunidades envolvendo novas áreas do Direito, portanto, vale a pena você conhecer detalhes a respeito e, quem sabe, buscar por uma dessas alternativas.
Deseja outras dicas interessantes para sua carreira? Leia nosso post que apresenta os benefícios do networking na advocacia!
(Imagens: divulgação)