Um blog jurídico pode ser o canal que o seu escritório está necessitando para se aproximar do seu público, ganhar autoridade e tornar-se referência no assunto dentro da sua área.
Segundo o G1, o portal de notícias da Globo, em 2023, cerca de 84% da população brasileira tinha acesso à internet no país.
Outra publicação de 2023, desta vez no portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, aponta que nove a cada dez brasileiros pesquisam online antes de comprar produtos ou contratar serviços e, em média, cada consumidor visita seis páginas para então tomar a decisão.
O blog é considerado um site informativo, que se popularizou no ano 2000 e persiste como uma ferramenta eficiente de comunicação entre o público e a empresa.
Trata-se de uma página na internet, atualizada periodicamente, em que você pode oferecer diversos conteúdos baseados nas dores, necessidades e interesses dos atuais e futuros clientes do seu escritório. O resultado será autoridade, credibilidade e visibilidade para o seu negócio.
Ficou interessado em conhecer as vantagens do blog jurídico para o seu escritório e para a sua carreira? Continue a leitura e confira.
Quais tipos de conteúdos são produzidos para um blog jurídico?
Podemos estabelecer que essa é uma ferramenta digital utilizada por empresas de todos os portes e segmentos voltado à geração de conteúdos, especialmente relacionados ao seu campo de atuação, visando atrair e engajar o seu público e gerar mais oportunidades de negócio.
Desse modo, um blog jurídico abre oportunidades para o advogado elaborar e oferecer conteúdos mais relevantes e de interesse do público que ele pretende alcançar, considerando a sua especialidade e área de atuação.
Você pode usar esse espaço, por exemplo, para trazer ao seu público,
- atualizações jurídicas dentro da sua área,
- análises jurídicas,
- novas leis,
- regulamentações,
- passo a passo e dicas profissionais,
- direitos e deveres do cidadão,
- responder às dúvidas mais comuns dos clientes.
Esses conteúdos podem ser elaborados em formato de texto, áudio, vídeo ou imagem.
Vale a pena produzir conteúdo para um blog?
O chamado marketing de conteúdo, em especial o blog jurídico, oferece vantagens distintas.
Ao criar um conteúdo de valor, você passa a educar e orientar o seu público, conforme a necessidade e interesse dele, aumentando as possibilidades de atrair e engajar as pessoas certas e, claro, conquistar novos clientes.
Conteúdos relevantes e seguros também demonstram a sua autoridade sobre o assunto, o que contribui para a sua credibilidade no mercado.
Sem contar que aplicando as técnicas de SEO na elaboração dos seus conteúdos, você eleva as chances da sua publicação aparecer nas primeiras colocações nos serviços de busca do Google e atrair tráfego orgânico, ou seja, visitas para a sua página.
Logo, um blog jurídico eleva suas possibilidades de visibilidade, sem contar que a sua página também pode ser um eficiente canal para estimular o networking e promover a colaboração entre profissionais de diferentes especialidades.
Como iniciar um blog jurídico?
Se o seu escritório já tiver site, ou se você desejar criar um, o seu blog jurídico pode ficar hospedado nele.
Caso contrário, será necessário escolher uma plataforma para hospedá-lo, que pode ser gratuita, além do domínio, que é o endereço da sua página.
Outro passo importante é conhecer o seu público-alvo, ou seja, quem é o consumidor do serviço que o seu escritório oferece e essa definição sempre está associada a sua especialidade na área do Direito e dos seus companheiros que dividem o escritório com você, se for o caso.
Definido o seu público-alvo, busque compreender como funciona o processo de palavra-chave no serviço de busca do Google e use-as estrategicamente em seus conteúdos.
Ao elaborar seus textos, utilize uma linguagem simples e clara, evitando termos e conceitos técnicos de difícil compreensão para o seu cliente.
Use suas redes sociais e outros canais para divulgar o seu blog e os conteúdos postados neles.
Não esqueça da frequência, é preciso estar sempre atualizado nesse espaço, por isso existem escritórios que fazem publicações semanais e outros quinzenais.
Percebeu quantas vantagens e quantas possibilidades a criação de um blog jurídico oferece para o seu escritório de advocacia e para o sucesso do seu negócio?
Que tal continuar acompanhando o Advogados em Rede e conferir outros conteúdos de seu interesse?
(Imagens: divulgação)