As redes sociais fazem um enorme sucesso em todo o mundo, onde a população brasileira ocupa um lugar de destaque.
De acordo com o Relatório Global Digital 2024, produzido e publicado entre a parceria We Are Social e Meltwater, os brasileiros ficam diariamente na internet por 9 horas e 13 minutos, o que significa que ocupamos a segunda posição do ranking mundial no quesito tempo de uso.
Também é importante saber que, no Brasil, 144 milhões de usuários estão ativos nessas redes, portanto, 66,3% da população.
Diante desses dados, fica fácil compreender porque tantos empreendimentos olham com especial atenção para as redes sociais.
Neste artigo, apresentaremos detalhes sobre as boas práticas para que o seu escritório marque presença na internet de forma ética. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!
O uso ético das redes sociais no campo jurídico
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prevê que o exercício da advocacia exige conduta compatível com:
- Código de Ética e Disciplina,
- Estatuto da Ordem,
- Regulamento Geral,
- Provimentos,
- demais princípios da moral individual, social e profissional.
Isso significa que a publicidade nas redes sociais e demais canais de contato com o público pode ser realizada, no entanto, com ressalvas.
A OAB entende que a advocacia não é uma atividade “varejista”. Desse modo, as publicações e divulgações não podem possuir traços mercantilistas, o que significa que as seguintes ações não são permitidas:
- ofertas, sorteios, frases persuasivas, promessa de ganhos financeiros, utilização da gratuidade para captação de clientes, oferecimento de brindes, etc.
- divulgação de lista de clientes para publicidade,
- anúncios ostensivos,
- envio de mala-direta ou correspondências com caráter mercantilista,
- uso de matérias publicadas na mídia com objetivo de promover o advogado ou escritório,
- publicação de conteúdos que depreciam a advocacia.
Estratégias de marketing nas redes sociais
Diferente do que muitos advogados pensam, existem formas inteligentes que podem ser adotadas para que o seu escritório possa marcar presença nas redes sociais de forma ética.
Basta apenas que alguns cuidados sejam tomados, porém, não existem impedimentos para que ocorra uma comunicação com a sociedade e milhões de pessoas que diariamente buscam por informação.
Para isso, recomenda-se:
- criação e divulgação de conteúdos com o objetivo e caráter informativo,
- publicação de conteúdo em acordo com o Provimento nº 205/2021da OAB,
- possibilidades de patrocínio e impulsionamento das redes sociais, porém, sem a oferta de serviços jurídicos,
- realização de lives, desde que os conteúdos estejam de acordo com o provimento já citado,
- adoção de website visando esclarecer e apresentar conteúdos voltados a primeiras orientações para potenciais clientes, bem como para facilitar a comunicação para o encaminhamento de informações.
Como manter uma presença online profissional
A publicação de conteúdos relevantes é a melhor maneira de um advogado e seu escritório se apresentarem para o mercado.
Sem dúvida, as redes sociais se transformaram em um ótimo caminho para o atingimento de objetivos e metas, afinal, sem clientes não existe trabalho e consequentemente sucesso para a operação.
Mediante informações que efetivamente colaborem com a resolução de dúvidas, apresentação de dicas e interpretações a respeito das leis, muitas pessoas interessadas passam a conhecer o seu trabalho, sendo essa uma excelente estratégia para conquistar seguidores.
Além disso, uma maneira de melhorar a interação com outros advogados, possibilitando trabalhos conjuntos e aumentar a rentabilidade da operação, é contar com parcerias estratégicas.
Construir boas parcerias é uma maneira inteligente de olhar para a concorrência sob um novo prisma, onde muito se tem a ganhar a partir da união de forças em busca de um objetivo comum.
Continue acompanhando o Advogados em Rede e confira outras novidades e artigos que podem ajudá-lo a melhorar seus resultados e a atingir os seus objetivos!
(Imagens: divulgação)