Calcular os honorários advocatícios ainda é um desafio do profissional, seja para quem está iniciando a carreira ou para os que atuam há algum tempo no mercado, afinal, para precificar os seus serviços ele precisa considerar alguns aspectos importantes.
O Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (Perfil Adv), primeiro levantamento do gênero realizado no país, aponta que no Brasil existem 1.370.476 de advogados inscritos na OAB trabalhando nos mais diversos ramos do Direito.
Desse total, 72% atuam como autônomos e 52% estão inscritos na OAB há menos de 5 anos, ou seja, estão no início de carreira.
O honorário é um termo que se refere a remuneração do advogado, ou seja, é o valor que ele cobra do seu cliente pelo serviço prestado.
Porém, saber usar estratégias para dar preços aos seus serviços vai muito além de garantir uma boa rentabilidade, envolve valorizar o seu trabalho para conquistar o reconhecimento no mercado e atrair clientes.
Desafios na negociação de honorários
A Lei n. 8.906/1994, conhecida como Estatuto da Advocacia e da OAB, em seu artigo 22, estabelece que: a prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência.
E seja para o profissional que está em início de carreira ou para quem já atua há muitos anos, precificar os honorários advocatícios é um dos maiores desafios do advogado no dia a dia.
A OAB, através de suas Seções estaduais, disponibiliza anualmente uma Tabela com valores mínimos e percentuais máximos que devem ser observados pelos advogados quando da estipulação dos honorários.
Afinal, todo cliente tem uma necessidade específica e para estabelecer o preço e negociar essa remuneração o profissional precisa considerar a complexidade do caso, o trabalho empregado e o tempo dispensado, sendo esses fatores que entram no cálculo.
Sem contar que a experiência no mercado e o grau de especialização do profissional também precisam ser consideradas nessa cobrança.
Do outro lado, existe a concorrência e você precisa usar de estratégias para definir preços justos dos seus serviços, valorizar o seu trabalho e se destacar no mercado jurídico.
Estratégias para negociar seus honorários advocatícios
Para precificar e criar estratégias para negociar seus honorários advocatícios, você precisa considerar alguns pontos importantes. Veja quais:
Entenda e comunique o valor dos seus serviços
Tão importante quanto buscar estratégias para negociar honorários advocatícios encontrando o melhor preço para cativar o seu cliente, também é necessário mostrar a ele o valor agregado do seu trabalho.
Mostre tudo aquilo que o seu escritório e a sua expertise podem oferecer.
E isso pode ser feito destacando suas habilidades, especializações, referências, experiências, resultados já conseguidos e cases de sucesso.
Assim, seu cliente saberá que ele está pagando o justo pelo diferencial que você oferece.
Pesquise o mercado e os concorrentes
Inteirar-se dos preços praticados no mercado e buscar conhecer os serviços e remunerações cobradas por outros advogados que atuam na sua área são caminhos que ajudam você a criar estratégias para negociar melhor seus honorários advocatícios com o seu cliente.
A partir do conhecimento das práticas adotadas pela sua concorrência, fica mais fácil para você destacar o seu diferencial e cobrar o preço justo por ele, dentro da realidade do mercado.
Ofereça flexibilidade e pacotes personalizados
Criar estratégias para negociar honorários advocatícios não significa reduzir preços e sim cobrar o que é justo para garantir a sua rentabilidade.
Também envolve oferecer flexibilidade na forma de pagamento, parcelando o valor, por exemplo, e até mesmo criando pacotes personalizados e vantagens exclusivas para o seu público.
Agora que você conferiu algumas estratégias para negociar seus serviços jurídicos, que tal continuar aqui no blog para ficar sabendo também sobre a importância da gestão de tempo na advocacia.
(Imagens: divulgação)