Planejamento estratégico: como ele impulsiona o sucesso nos escritórios de advocacia
O planejamento estratégico faz parte do cotidiano de muitas empresas, instituições e organizações espalhadas por todo o mundo.
Trata-se basicamente de um processo envolvendo estudos e o desenvolvimento de planos que apresentem:
- definição das metas a serem conquistadas,
- quais ações serão tomadas para o alcance desses objetivos,
- recursos necessários para operacionalizar esse plano.
Como qualquer outra atividade, o escritório de advocacia precisa trabalhar visando a lucratividade da operação, afinal, os custos existem e o lucro precisa fazer parte do dia a dia para remunerar todos os envolvidos e possibilitar que os sonhos sejam alcançados.
Em nosso país, de acordo com os números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% dos empreendimentos fecham antes de completarem 3 anos.
Essa situação está diretamente associada à falta de planejamento estratégico e a uma má gestão financeira. Para saber mais a respeito, vale a pena continuar a leitura e entender como essa ação é fundamental para o seu escritório!
Importância do planejamento estratégico para escritórios de advocacia
É possível que você esteja pensando que um escritório de advocacia não é um negócio comum, mas ele precisa ser visto com outros olhos.
Tanto um escritório jurídico como uma escola, indústria, restaurante ou qualquer atividade humana se envolvem diariamente com receitas e despesas, oportunidades alcançadas e perdidas, além da busca incessante por recursos que viabilizem a operação.
Portanto, é nesse contexto que o planejamento estratégico precisa ser priorizado, tornando-se fundamental a realização de estudos que apontem as tendências de mercado, a busca por novos clientes e o controle de todas as operações administrativas e financeiras da operação.
Essa ação possibilita que o seu escritório defina metas claras a serem atingidas, além de melhorar a eficiência operacional e contribuir de maneira efetiva para um crescimento sustentável.
Passos para desenvolver um planejamento estratégico eficiente
O advogado envolvido no desenrolar dos processos precisa necessariamente se transformar no gestor da operação e desenvolver ações para que o escritório possa alcançar bons resultados e crescer.
Isso significa ter uma visão organizacional apurada, envolvendo ações que viabilizem as operações. Portanto, vale a atenção para os seguintes assuntos:
Defina objetivos e metas claras
Tudo se inicia com a definição de objetivos a serem conquistados e de metas claras que sejam possíveis de serem atingidas.
É importante observar que não se trata de um sonho a ser alcançado, mas uma avaliação a respeito da potencialidade e das oportunidades existentes para que o escritório possa se manter e crescer de maneira sustentável.
Nesse caso, é preciso definir:
- previsão de faturamento,
- previsão de despesas,
- prospecção e atendimento aos clientes,
- busca por novas oportunidades.
Analise o mercado e a concorrência
Outro ponto importante está no desenvolvimento de uma análise do mercado, ou seja, você precisa conhecer qual o perfil do cliente ideal para o seu escritório.
A partir daí é fundamental saber como trabalha a sua concorrência e torna-se imprescindível que você apresente os seus trabalhos para esses potenciais clientes, uma solução que pode ser resolvida a partir de um bom plano de marketing digital.
Identifique oportunidades, ameaças, tendências, pontos fortes e fracos da sua operação e adote ações que impactem positivamente o seu projeto profissional.
Avalie os recursos internos
Também será fundamental avaliar de maneira criteriosa como estão os seus recursos internos para um bom atendimento aos clientes.
Avalie a sua equipe de trabalho, as tecnologias disponíveis e o orçamento disponível para que o seu planejamento estratégico seja desenvolvido de acordo com a capacidade que seu escritório tem no atendimento a possíveis demandas.
A visão empreendedora precisa estar presente e ações precisam ser tomadas e monitoradas constantemente no objetivo de conferir se os planos estão sendo alcançados, estando sempre pronto para possíveis ajustes.
Diante dessa realidade e tendo por foco uma visão empreendedora, vale a pena também ler nosso post que apresenta dicas infalíveis para se destacar no mercado jurídico. Acesse e confira!
(Imagens: divulgação)